Racismo no Futebol

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Então hoje o tema é o ato de racismo da fã gremista na semana passada.

A torcedora gremista flagrada pelas câmeras de transmissão de TV chamando o goleiro Aranha de "macaco" durante a partida entre Grêmio e Santos na noite de quinta-feira, em Porto Alegre, foi afastado do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Patrícia Moreira era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. 

Segundo a assessoria de imprensa da corporação, a torcedora de 22 anos foi identificada ainda na noite de quinta-feira (28). O pedido de afastamento partiu da própria direção do centro médico. De acordo com a Brigada Militar, tanto a clínica quanto o comando da corporação repudiam qualquer ato de violência ou discriminação de qualquer tipo.

O ato de racismo partiu da arquibancada posicionada atrás da meta defendida pelo goleiro, e levou o camisa 1 do Peixe a paralisar a partida, aos 42 do segundo tempo, para reclamar a Wilton Pereira Sampaio. O canal ESPN flagrou uma torcedora gritando "macaco" em direção ao goleiro, atitude que gerou grande revolta nas redes sociais.

O ato de racismo partiu da arquibancada posicionada atrás da meta defendida pelo goleiro. Na saída de campo, Aranha reclamou das ofensas que ouviu no fim do jogo. Cobrou providências das autoridades, mas não confirmou se tomaria alguma atitude. Inicialmente, manifestou decisão de não fazer o Boletim de Ocorrência após a partida, mas o advogado do Peixe, Cristiano Caus, disse que o BO será feito e que o caso terá desdobramentos.
                                                                 Fonte: Globo Esporte

Não sei se sou só eu, mas para mim isso é absurdo. Como numa sociedade tão miscigenada como a do Brasil, ainda pode acontecer atos racistas como esse. Nesse ano já é a segunda vez que presenciamos essa situação.

Me parece que algumas pessoas se julgam ser melhores que outras, mas se esquecem que nasceram nesta nação sem raça, onde todos fazemos parte da mesma família.

As vezes me pego pensando como as pessoas ainda não se acostumaram.

Eu sou branca, casada com negro, meu filho é moreno, e várias vezes me perguntaram se ele era meu. O que é isso meu Deus, o Brasil, possui a população mais miscigenada da face da terra, nosso solo recebeu vários e vários estrangeiros e assim formamos nosso povo.

Eu me sinto envergonhada de ser dessa terra quando coisas assim acontecem.
As pessoas precisam parar de olhar o exterior e começar a valorizar as pessoas que estão ao seu redor.

Repudio todo e qualquer tipo de racismo e com essa atitude é que começamos a tentativa de mudar o nosso Brasil.

Espero que entendam minha opinião.


4 comentários :

  1. Ninguém precisa "entender" sua opinião. Você apenas reproduziu fatos. Mas, infelizmente, somos um país ainda muito jovem e que passou por um processo longo e doloroso de libertação dos escravos. Ainda hoje vemos essa diferenciação e, as palavras proferidas, refletem um sistema que ainda hoje constrange o povo negro. E pior: não é só de brancos para com negros, mas entre os próprios negros. Só uma mudança profunda na educação e os anos serão capazes de diminuir um pouco essa dor.
    Só uma coisa: 2ªx televisionada, né? Porque acontece todo dia!
    Beijinho e excelente port.
    https://www.facebook.com/DicasdaMag
    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu sou casada com um branco e eu sou negra...e eu acredito que ainda tem muito preconceito...que eu alias acho que é totalmente ridiculo...

    te indiquei para voce responder uma tag lá no blog...depois passa lá pra ver...

    www.maniadecoque.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi carol te indiquei para responder uma tag lá no meu blog...se vc tiver interesse para responder vc passa lá..

    www.maniadecoque.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Mag e Jessica, desculpem a demora para responder.
    Então, que bom que concordam ser um absurdo tais atitudes.
    E sim, é verdade, acontece todos os dias, mas muitas vezes não há tanta publicidade.
    Hoje vi que o Gremio foi retirado da copa do Brasil, pelo StJD, e para mim foi sim uma atitude correta, porque quem sabe assim, isso acaba pelo menos no meio do esporte.

    Beijos

    ResponderExcluir

 
-